Notícias recentes

Mais Notícias
10.11.2008

Auto-Hemoterapia: pseudociência

Está virando moda no Brasil a perigosa prática da auto-hemoterapia, que consiste retirar um pouco de sangue da veia, de 5 a 10 mls, e injetá-lo no próprio músculo do ''doador-paciente''. Com isto, prometem cura de várias doenças, como alergias, problemas pulmonares e até AIDS.

Se utilizando da boa-fé de pessoas atrás de um tratamento, vários médicos, falsos médicos e até enfermeiros têm aplicado esta "terapia", mesmo com os riscos e a total falta de evidências científicas.

A auto-hemoterapia provavelmente na maioria dos casos apresenta um  efeito  placebo, onde não se tira a causa da doença e o paciente, sugestionado de que aquilo talvez funcione, perca por algum tempo os sintomas da doença que ele pensava estar tratando.

A prática é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que divulgou em nota técnica nº 1 de 13 de abril de 2007 que o procedimento “auto-hemoterapia” pode ser enquadrado no inciso V, Art. 2º do Decreto 77.052/76, e sua prática constitue infração sanitária, estando sujeita às penalidades previstas no item XXIX, do artigo 10, da Lei nº. 6.437, de 20 de agosto de 1977.

A Resolução CFM nº 1.499, 26 de agosto de 1998, proíbe aos médicos a utilização de práticas terapêuticas não reconhecidas pela comunidade científica. O reconhecimento científico, quando e se ocorrer, ensejará Resolução do Conselho Federal de Medicina oficializando sua prática pelos médicos no país.

Proíbe também qualquer vinculação de médicos a anúncios referentes a tais métodos e práticas.

A Sociedade de Hematologia e Hemoterapia não reconhece o procedimento auto-hemoterapia e não recomenda a prática desse procedimento.

Fonte:http://www.pesquisapsi.com/linhacetica/article/165/auto-hemoterapia-pseudo-ciencia

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário