Notícias recentes

Mais Notícias
04.08.2011

CFM divulga nota sobre cirurgia bariátrica

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nota de esclarecimento à sociedade, na sexta-feira (22), na qual ressalta que a Resolução CFM 1942/2010, que estabelece normas seguras para o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, definindo indicações, procedimentos e equipe, não sofreu alterações. De acordo com a entidade, para que novas técnicas indicadas a este tipo de intervenção sejam autorizadas é necessária avaliação de mais estudos e pesquisas que comprovem sua eficácia e sua segurança para os pacientes.
Confira a íntegra da nota abaixo:


ESCLARECIMENTO Á SOCIEDADE
O Conselho Federal de Medicina (CFM) informa que seu plenário - reunido em 14 de julho - deliberou aguardar o desenvolvimento e a apresentação de novos estudos e pesquisas que justifiquem alterações na Resolução CFM 1942/2010, que estabelece normas seguras para o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, definindo indicações, procedimentos e equipe.  Ou seja, a regra atual continua a valer e não sofreu alterações.
Na avaliação da entidade, técnicas recentes - como a gastrectomia vertical com interposição de íleo - ainda precisam de mais estudos e pesquisas que comprovem sua eficácia e sua segurança para os pacientes para serem autorizadas.
A Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica, criada pelo CFM especialmente para analisar os trabalhos desenvolvidos na área, continuará ativa. O grupo avaliará estudos e pesquisas, sendo que se os resultados indicarem eficácia e segurança de técnicas analisadas, o debate poderá ser reaberto de forma a oferecer ao brasileiro novas opções terapêuticas.

Fonte: Conselho Federal de Medicina

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário