Notícias recentes

Mais Notícias
18.04.2020

COEME TEM REUNIÃO NA SEMUS 17/04/2020

COEME participa a convite do médico e vereador Gutemberg Araújo, de reunião com o secretário Lula Fylho na sede da SEMUS com a participação da presidente do COREN-MA, o Presidente da Câmara Municipal, o vereador Osmar Filho, e os vereadores Professor Sa Marques e Raimundo Penha.

O secretário Lula Fylho fez uma exposição apresentando todas as medidas que foram tomadas no combate à pandemia da COVID-19. Destacou os problemas que tem para recompor as equipes médicas em função do afastamento de profissionais dos grupos de risco. Citou como exemplo que somente no Socorrão 1 e 2 já tem 560 profissionais afastados pela COVIDA-19 e no Hospital da Criança, 40 enfermeiros.

Outra dificuldade encontrada é o quantitativo insuficiente de médicos intensivistas e fisioterapeutas para compor as novas escalas, em que pese ter sido aberto vagas mediante contrato emergencial.

Com relação a capacidade instalada foi informado que o Hospital da Mulher disponibilizou 10 leitos de UTI destinados à COVID-19 com 16 leitos de enfermaria com ventiladores para dar suporte à UTI e mais 20 leitos ainda com oxigênio em rede para receber os pacientes que tem alta da UTI.

Ainda no âmbito da rede municipal conta-se com mais 13 leitos de UTI no Hospital Genésio Rego, reforça Lula Fylho. Ressaltou ainda que na rede pública estadual de saúde, aqui em São Luís, o HCM montou 20 leitos Corona de UTI, mais 53 leitos no Hospital das Clínicas Integradas, já funcionando 13 leitos, com capacidade para 80 leitos e que o Hospital Universitário construiu uma UTI com 20 leitos e que, brevemente, dobrará esse quantidade.

Informa, também, que atendimento do SAMU teve aumento significativo na demanda, chegando a prestar socorro em média a 75 chamados por dia nas ambulâncias básicas e 3 a 4 atendimentos pelas USA, somente para síndromes respiratórias agudas.

Destaca que as Unidades Básicas de Saúde continuarão a funcionar normalmente e que serão a porta de entrada da COVID-19, sendo que 12 delas funcionarão, também aos sábados com horário estendido das 7 às 19h.

Para dar agilidade ao encaminhamento dos pacientes suspeitos e/ou confirmados de COVID-19, já foi informado para os diretores das UBS esse fluxograma do atendimento.

Garantiu que tem recursos financeiros em caixa para compras de insumos, EPI’s e despesas de capital com recursos oriundos de emendas parlamentares federais, da câmara municipal e do próprio tesouro do município perfazendo um total de 53 milhões. Em que pese as dificuldades iniciais de operacionalizar essas compras, nesse primeiro momento, todos o EPI’s já foram comprados (óculos, aventais impermeáveis, máscaras N95 e máscaras cirúrgicas).

Paralelamente, envida esforços para manter os programas assistenciais da SEMUS em funcionamento e se preparar para a segunda etapa desse enfrentamento, onde os insumos serão comprados em função da previsão da dinâmica da demanda.

Finaliza o secretário Lula Fylho que os gargalos da SEMUS ainda é a quantidade insuficiente de máscaras cirúrgicas descartáveis, a dificuldade em manter completas as equipes médicas, pelo afastamento dos profissionais, bem como pela problemática na contratação de novos profissionais.

Colocou-se à disposição para que fizéssemos, inclusive uma visita ao almoxarifado central da SEMUS, e espera contar com a colaboração e crítica de todos.

A COEME se fez representar pelo médico Adolfo Paraiso, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário