Notícias recentes

Mais Notícias
09.08.2012

CRM-PB lança 3ª edição de cartilha eleitoral para médicos

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) lançou , a 3ª edição da cartilha com orientações éticas e jurídicas para os médicos candidatos a cargos eletivos para eleições municipais deste ano. O documento alerta e orienta os médicos políticos e a sociedade em geral, quanto à necessidade de obediência à legislação e ao Código de Ética Médica durante o período de campanha.

 De acordo com o presidente do CRM-PB, João Medeiros Filho, no Estado, o número de médicos que irão se candidatar é expressivo e uma publicação que norteie a conduta médica é fundamental. "É natural que, em face da estreita relação que estabelece com o paciente, o médico desponte como liderança, principalmente nas comunidades menores", ressalta o presidente do CRM-PB.

 A cartilha oferece diversas orientações durante o período eleitoral, como a proibição de realização de consultas gratuitas na própria residência, distribuição de amostras grátis de medicamentos e intermediação para a realização de cirurgias.

 Além das informações sobre a lei  eleitoral e o Código de Ética Médica, o guia traz exemplos de decisões da Justiça relacionadas ao uso da profissão com objetivos eleitorais. Há ainda dezesseis regras gerais que disciplinam a conduta do médico candidato. "Esperamos que esses lembretes éticos possam colaborar para evitar que a desinformação por parte do médico acarrete denúncias junto aos CRMs e à Justiça Eleitoral", afirmou Eurípedes Mendonça, diretor do Departamento de Fiscalização e elaborador da cartilha, juntamente com o assessor jurídico do CRM-PB, Rodrigo Farias.

 A publicação será encaminhada aos médicos paraibanos que se candidataram, partidos políticos, entre outras entidades públicas e representativas da sociedade civil no Fórum de Combate à Corrupção (Focco).

 

    Leia a Cartilha na integra, acesse o link abaixo: 

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário