Notícias recentes

Mais Notícias
25.01.2010

Fórum promovido pelo CFM discutirá a doação de órgãos no país

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde promoverão em 25 de março, em Brasília (DF), o I Fórum sobre os Aspectos Éticos e Legais da Doação de Órgãos. O objetivo do encontro é sensibilizar a sociedade para a importância do ato da doação, fundamental para garantir a vida e o bem estar de milhares de pacientes.

A decisão de criar este fórum foi acertada na reunião conjunta das Câmaras Técnicas de Morte Encefálica e de Transplantes, realizada na quarta-feira (20), na sede do CFM. Essa reunião, coordenada pelo conselheiro e 2º secretário do CFM, Gerson Zafalon Martins, discutiu temas relacionados à morte encefálica, entre outros pontos, e iniciou a agenda de trabalho das equipes em 2010,

Participaram da reunião representantes do Ministério da Saúde, da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e de universidades. Segundo a coordenadora do SNT, Rosana Nothen, o Brasil possui um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. O país conta com 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados a realizar transplantes. No entanto, apesar dessa estrutura, a fila de espera ainda é considerada longa, com 59.944 pacientes. Do total, a maior parte aguarda por um rim (31.270 pacientes) e córneas (22.727).

Fonte: CFM

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário