Notícias recentes

Mais Notícias
22.04.2008

HOSPITAIS MUNICIPAIS SERÃO REFORMADOS

HOSPITAIS MUNICIPAIS SERÃO REFORMADOS
________________________________________
Pressionada por médicos e MP, prefeitura destina R$ 8 milhões do governo federal para melhoria de unidades de saúde

Em decorrência da pressão do Ministério Múblico Estadual (MPE), Sindicato dos Médicos  do Maranhão(SINDMED-MA), Conselho Regional de Medicina (CRM) e até mesmo da Assembléia Legislativa do Maranhão, a Prefeitura de São Luís anunciou ontem investimento de R$ 8 milhões nos hospitais municipais Djalma Marques (Socorrão I), Clementino Moura (Socorrão II) e Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança). Além disso, haverá concurso público para preenchimento de vagas no Socorrão I. Mas, segundo o promotor de Defesa da Saúde, Herberth Figueiredo, a reforma nas três unidades hospitalares dificilmente resolverá o problema da saúde pública em São Luís.

Os recursos para ampliação das três unidades de saúde foram repassados pelo Ministério da Saúde, por meio do programa Qualisus, que visa melhorar a qualidade dos serviços de saúde em todo o país. Segundo a secretária Terezinha Abreu, metade dos recursos será aplicada na reestruturação das unidades hospitalares em São Luís. Uma das principais mudanças nos hospitais será a construção de entradas específicas para pacientes mais graves e outra para casos menos complexos, visando melhorar a qualidade do atendimento.

“A outra parte dos recursos será investida na aquisição de equipamentos”, explicou a secretária municipal de Saúde, Terezinha Abreu, que complementou: “Com esses recursos, vão ser adquiridos equipamentos novos, como tomógrafo para o Socorrão I, equipamentos de ultrassonografia para o Socorrão II e o Hospital da Criança e de raio-X para este último”, detalhou.

Ainda conforme a secretária municipal de Saúde, a reforma dos hospitais já está em processo licitatório e as obras, uma vez iniciadas, devem ser concluídas em um prazo de 90 dias. Terezinha Abreu informou que, mesmo com as obras, não haverá suspensão no atendimento nas unidades hospitalares. Entretanto, uma parte da demanda será remanejada para outros hospitais, entre eles a Santa Casa e o Presidente Dutra.

Concurso

A Prefeitura de São Luís também anunciou ontem a realização de concurso público para o Hospital Djalma Marques. Serão oferecidas 637 vagas, sendo 314 para candidatos de nível superior e 323 para os de nível médio. As provas acontecerão dia 1º de junho de 2008.

O anúncio das reformas nos hospitais Socorrão I e II, Hospital da Criança e o concurso para preenchimento de vagas no Djalma Marques ocorre um dia depois do Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão (Sindmed - MA), em parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRM), divulgar o teor de ofício enviado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reivindicando melhorias nas condições de trabalho dos profissionais de saúde. No documento, foi solicitada ainda a regularização do contrato dos médicos cirurgiões, ortopedistas e anestesistas que estão com salários atrasados.

Além disso, no ofício assinado pelas duas entidades, os presidentes do Sindmed, Adolfo Paraíso, e do CRM, Abdon Murad, alegam que os Socorrões não apresentam condições básicas para que o atendimento à população seja realizado de maneira segura. Além disso, informam que os tomógrafos e aparelhos de raio-X estão quebrados.

Philip Jones Griffiths

Fonte: http://www.skyscrapercity.com

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário