Notícias recentes

Mais Notícias
07.12.2016

NOTA OFICIAL

                        NOTA OFICIAL. 
O SINDMED-MA, a AMESS, a ABRAMEDE, Coordenadores de Serviços do Socorrão 2 e diretores desse hospital estiveram reunidos hoje, 06/12, na sede da SEMUS com a Secretária de Saude do Município de São Luís, Dra Helena Duailibe, para tratar sobre denúncia de demissão de profissionais médicos dessa unidade hospitalar lotados na emergência Médica e UTI do Socorrão 2.

De imediato foi esclarecido que em relação aos intensivistas não houve demissão, mas sim um remanejamento dos médicos, em comum acordo com a coordenação da Unidade de Terapia Intensiva, enquanto se aguarda a habilitação de novos leitos de UTI pelo Ministério da Saúde. 

No que diz respeito aos médicos lotados na emergência foi-nos apresentado a série histórica do atendimento de urgência da clínica médica e ficou explícito que a média de consultas é de 38 pacientes nas 24 horas ou 1,6 atendimento por hora. 

Com base nessa demanda e observado parâmetros de Resolução do Conselho Federal de Medicina que preconiza um (1) médico para cada 3 pacientes/hora, fica evidente que nesse momento é prescindível o segundo médico clínico, haja vista que o número de atendimentos realizados é bem inferior ao máximo permitido.

Foi proposto também, nesse caso, o remanejamento de carga horária dos médicos clínicos para evitar demissões e, caso não houvesse acordo, os profissionais teriam a possibilidade de serem lotados em outras unidades da rede hospitalar para evitar perdas salariais.

Houve consenso dos participantes quanto à proposta da SEMUS, com exceção do Presidente da AMESS, Dr Erico Cantanhede, que sugeriu a manutenção de dois (2) clínicos por turno. 

Por sua vez, a direção do hospital afirma que em havendo aumento da demanda, ou na impossibilidade do profissional comparecer ao plantão haverá cobertura imediata pelo coordenador a fim de não haja solução de continuidade no atendimento médico. 

Encerrou-se a reunião com o encaminhamento de se reavaliar as condições propostas no prazo máximo de noventa (90) dias. 

Diretoria do SINDMED-MA. 


 

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário