Notícias recentes

Mais Notícias
19.02.2009

NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE MÉDICA NÃO PODERÁ SER PLASTIFICADA

O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou que de acordo com orientações da Casa da Moeda do Brasil, a nova carteira de identidade médica não deve ser plastificada para não comprometer a imagem latente, um dos itens de segurança de suma importância do novo documento.

A mudança na carteira de identificação dos profissionais médicos surgiu da necessidade de evitar o grande número de fraudes e falsificações. A nova carteira faz parte do recadastramento, que obedece à Resolução Nº 1827/2007, do Conselho Federal de Medicina.

Para se recadastrar, o médico deve atualizar seus dados gerais pelo site do Conselho da sua região. Depois, é necessário apresentar pessoalmente a documentação exigida como carteira de identidade, título de eleitor, CPF, comprovante de residência, diploma de médico e título de especialista. O recadastramento vai até 11 de maio de 2010 e a ficha está disponível no portal do CFM.

O alerta foi distribuído aos Conselhos Regionais de Medicina de todo o país, através da Circular nº 9, de 16 de janeiro de 2009.

Conheça alguns dos elementos de segurança da nova Cédula de Identidade dos Médicos:

IMAGEM LATENTE
Presente nos dois espelhos da cédula, a sigla CFM é visível observando-se o documento inclinado e sob uma fonte de luz.

MICROLETRAS EM NEGATIVO
A tarja vertical é ladeada pelo texto Conselho Federal de Medicina e as tarjas horizontais possuem o texto Identidade de Médico, ambas impressas em calcografia.

IMPRESSÃO EM TINTA INVISÍVEL LUMINESCENTE
As Armas da República e a palavra Autêntico surgem repetidas sobre o documento, sob luz ultravioleta.

MICROLETRAS EM POSITIVO
Na área da fotografia, em impressão off-set cinza, observa-se o texto Conselho Federal de Medicina, em linhas ondulares.

FUNDO NUMISMÁTICO
O fundo numismático apresenta as Armas da República e a sigla CFM.

Em entrevista à Fenam TV , médicos comentaram sobre a nova carteira de identidade médica. Confira.

Fonte : FENAM

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário