Notícias recentes

Mais Notícias
29.04.2013

O PODER DA MÃO HUMANA

*Adolfo Paraiso
Nesta semana participei de uma jornada de cirurgia (Cirurgião Ano 7) sobre atendimento de emergência e trauma na cidade de São Paulo.
Dos temas apresentados, destaco dois que considero da maior importância para a prática médica: relação médico-paciente e prescrição de medicamentos.
Foi-nos apresentado a maior novidade no campo da medicina que vai nortear a prática médica nos próximos dez anos - o poder da mão humana! Isso mesmo, a mão que toca, conforta, diagnostica e realiza tratamento.
Não estou dizendo para se prescindir da tecnologia, mas que devamos ter a percepção que os exames são complementares, muitas vezes desnecessários e não isentos de riscos. Os pacientes não querem simplesmente ser escaneados por aparelhos de ultima geração. O que eles desejam são respeito e atenção por parte do médico, e isso não ocorre em consultas de quinze minutos.
Quanto às prescrições médicas a informação foi alarmante: 80% das prescrições medicamentosas tem o mesmo efeito dos placebos, isto é, são totalmente desnecessárias, demonstrando como os resultados dos estudos e ensaios clínicos podem ser manipulados para comprovar a eficácia de uma determinada droga.
Não é fácil quebrar esse paradigma. O paciente gosta de tomar remédios, o médico gosta de prescrever e a indústria farmacêutica de vender, então ...

*Médico cirurgião geral e do trauma.

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário